TIPOS DE TRATAMENTOS

PROTETORES BUCAIS PARA A PRÁTICA DE ESPORTE

A prática de esportes de contato pode levar a um aumento no risco de lesões orofaciais, como fraturas dentárias, perda de dentes, lacerações nos lábios, língua e bochecha. No entanto, o uso do protetor bucal para a prática de esporte, pode reduzir ou até eliminar esses riscos.

Fabricado de maneira individualizada pelo cirurgião dentista e, geralmente utilizado na arcada superior, o material de eleição é o EVA (copolímero de etileno e acetato de vinila), e ele deve proteger os tecidos moles e tecidos duros, ter capacidade de absorver e dissipar energia resultante de impactos, oferecer conforto ao atleta, além de possibilitar a respiração, fala e deglutição.

Lembrando que o uso do aparelho ortodôntico fixo não impede os atletas de usarem esses protetores.

ALINHADORES ORTODÔNTICOS

Os alinhadores são novidades no tratamento ortodôntico. São placas transparentes feitas sob medida para conseguir a movimentação ortodôntica desejada, dessa forma o paciente não precisa usar os braquetes, porém é necessária a colaboração usando as placas.

As placas alinhadoras têm como vantagens a estética, por serem quase invisíveis não influenciam no visual; removíveis, podendo ser retirados para alimentação, não havendo restrição alimentar; higienização, pois pode retirar para uso de fio dental e escovação; são confortáveis, sem peças coladas no dente que podem machucar a língua e bochecha.

Tratamento 2
Tratamento 3

TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM CRIANÇAS

A primeira consulta ortodôntica de uma criança deve ocorrer no momento que os dentes de leite começam a cair. Nessa etapa se inicia o que chamamos de dentição mista, quando a criança tem alguns dentes de leite e outros permanentes, dependendo do tipo de maloclusão apresentada é possível interceptar problemas ortodônticos mais severos, através de intervenções ortodônticas breves. Desta forma é possível diminuir a complexidade do problema apresentado e preparar o paciente para receber o tratamento ortodôntico em uma fase posterior onde o crescimento é mais favorável e o paciente apresenta todos os dentes permanentes já em boca.

TRATAMENTO DE PACIENTES ADULTOS

O tratamento ortodôntico em pacientes adultos para que tenham um resultado satisfatório é necessário a colaboração do paciente, pois ele precisa estar interessado pelo seu tratamento, precisam estar cientes do resultado que pode ser alcançado, ansiosos por resultados rápidos e sua consciência estética para o tratamento.

Com o avanço da odontologia nenhum tratamento é executado de forma isolada, ou seja, sem a interação de especialidades, e este é um dos motivos de excito, paciente consciente e tratamento multifatorial resulta em sorriso satisfatório.

Tratamento 4
Tratamento 5

ORTODONTIA E ESTÉTICA

Conseguir proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente e melhorar o seu convívio social são um dos objetivos da Ortodontia, para isso é necessário que o profissional tenha uma boa percepção de estética e consciência de até onde deva chegar o tratamento ortodôntico, para fazer com que o sorriso fique proporcional ao seu perfil e harmonioso, além disto é necessário também uma boa equipe para que a finalização seja satisfatória tanto para o paciente atingindo um padrão estético bom.

TRATAMENTO ORTODÔNTICO ASSOCIADO A CIRURGIA ORTOGNÁTICA

Alguns pacientes podem apresentar, além da maloclusão dentária, deformidade esquelética que não pode ser tratada apenas com aparelho ortodôntico. Entende por deformidade esquelética crescimento exagerado ou falta de crescimento da maxila e/ou mandíbula, além de atresias maxilares e assimetrias faciais.

Associado ao tratamento ortodôntico a cirurgia ortognática é indicada para tratar a deformidade dentofacial. A cirurgia é realizada em centro cirúrgico com anestesia geral pelo cirurgião bucomaxilofacial e ser realizada na mandíbula, maxila ou combinada, com a finalidade de devolver uma correta função de mastigação, corrigir a maloclusão e melhorar a estética facial.

Normalmente o tratamento inicia-se com o tratamento ortodôntico para movimentação dentária e preparo cirúrgico, depois que o paciente estiver pronto é encaminhando para o procedimento cirúrgico e retorna ao ortodontista para o acabamento e finalização da ortodontia.

Tratamento 6
Tratamento 7

AUTOTRANSPLANTE DENTÁRIO

O autotransplante é uma das formas de tratar o paciente infantil que sofreu um trauma dentário, esta técnica consiste transplante autógeno do pré-molar em formação, com o avanço da idade e a recolagem do fragmento não sendo executada, as formas de tratamento vão sendo alteradas, como a substituição do autotransplante para o implante dentário.

Os benefícios para este tipo de tratamento é principalmente manter toda estrutura biológica do dente, conseguir fazer uma movimentação ortodôntica, manter o ligamento periodontal, entre outros, que o implante não permite.

“O transplante dentário não é apenas uma solução, mas a única solução. eficiente, para crianças em crescimento com perdas dentárias anteriores.”

Bjorn Zachrisson-1oCongresso de Transplante Dentário-Sopot-Polonia

ANCORAGEM EM PACIENTES ADULTOS

Na ancoragem esquelética são utilizados mini placas ou mini implantes apoiados temporariamente no osso da mandíbula ou maxila para realizar movimentações ortodônticas. Sua instalação é feita no consultório, com anestesia local e após a finalização do tratamento ortodôntico são removidos.

Através do uso desses dispositivos é possível realizar tratamentos ortodônticos impossíveis de serem realizados no passado, e eles também permitem um maior controle em mecânicas convencionais, isso porque a ancoragem esquelética permite uma aplicação de vetores de força para diferentes locais da mandíbula e maxila, sem haver uma movimentação da unidade de ancoragem frente à movimentação ortodôntica, como acontecia com as ancoragens convencionais, possibilitando tratamentos mais eficientes.

Tratamento 8

ENDEREÇO

Rua Des. Mário da Silva Nunes, 145

3º Andar - Praia do Suá

Vitória/ ES - CEP 29050-240

BRASIL

                   

NOSSO EXPEDIENTE

Segunda    de 7:30h às 19:00h

Terça          de 7:30h às 19:00h

Quarta       de 7:30h às 19:00h

Quinta       de 7:30h às 19:00h

Sexta          de 7:30h às 19:00h

Sábado       Fechado

Domingo    Fechado                         

PACIENTES EM TRATAMENTO 

   ATENDIMENTO 24 HORAS